Muitas pessoas à frente de seus negócios acreditam que o processo de venda finaliza assim que o cliente paga pelo serviço e vai embora, pois a atenção desse empreendedor é apenas uma: vender.
Se você se encaixa nesse perfil de empresário, precisa saber que pode estar perdendo grandes oportunidades de negócio.
No conteúdo de hoje vamos aprender juntos um pouquinho mais sobre pós-venda com 6 dicas para desenvolver estratégias certeiras na sua oficina mecânica.
Continue a leitura!
O que é pós-venda?
O segmento de oficinas mecânicas é bastante concorrido. Por isso, a fidelização do cliente se torna um fator decisivo para a permanência desse tipo de negócio no mercado. Além disso, os serviços prestados por uma oficina não são definitivos, o que torna essas estratégias ainda mais importantes.
Com o pós-venda você consegue estreitar o relacionamento com o seu cliente, fazendo com que ele sempre volte e principalmente, indique seu negócio para outras pessoas.
Pós-venda, como o próprio nome diz, nada mais é que estratégias utilizadas após a realização da venda, com o objetivo de não deixar seu cliente esquecer de você.
É claro que, nenhuma estratégia de pós-venda funcionará, se seu serviço não for prestado com qualidade e se seu atendimento for ruim. Por isso, antes de implantar o pós-venda, é necessário alinhar estes dois fatores primeiro.
Qual a diferença entre pós-venda e SAC?
Algumas pessoas podem confundir pós-venda com Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Eles não são a mesma coisa e agora você vai entender o porquê:
O pós-venda tem a função de acompanhar o cliente em toda a sua jornada de compra, de forma que se sinta exclusivamente valorizado pela empresa, fazendo com que ele retorne.
Já o SAC, serve para receber insatisfações e sugestões dos consumidores. O ideal é que os dois trabalhem juntos, ou seja, o empreendedor pode transformar as críticas recebidas pelo SAC em estratégias para serem aplicadas no pós-venda.
Por que o pós-venda é tão importante?
Neste conceito, fatores como confiança, parceria, respeito, apoio frequente e dedicação são estreitados entre empresa e cliente. Estes são os pilares principais.
O empreendedor precisa entender que é necessário continuar conquistando o cliente mesmo após a venda, para evitar que ele vá para a concorrência.
Tornar o cliente fiel ao estabelecimento é o principal objetivo de todo empreendedor, não é mesmo? Por isso, a oficina que possui um pós-venda eficiente, já está a um passo à frente de seus concorrentes.
Algumas das principais vantagens que o pós-venda irá trazer para sua oficina mecânica são:
- Redução na rotatividade de clientes;
- Feedbacks construtivos;
- Mais economia, já que conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais que manter um cliente fidelizado;
- Melhora a reputação da sua oficina;
- Transforma clientes em promotores da sua marca.
Como desenvolver estratégias de pós-venda na minha oficina mecânica?
Vamos lá. Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é e qual a importância do pós-venda, vamos conferir 5 dicas fáceis de aplicar para dar os primeiros passos:
1- Desenvolva o seu cadastro de clientes
O primeiro passo é desenvolver um cadastro de clientes. Não estamos falando apenas de um registro com o nome e documento das pessoas que realizam serviços com a sua empresa.
O cadastro de clientes precisa ser mais completo, com informações relevantes para que seja uma ferramenta importante para o seu pós-venda. Lembre-se: reúna somente dados importantes. Alguns deles podem ser:
- Nome;
- Telefone e WhatsApp;
- E-mail;
- Idade e sexo;
- Cidade;
- Serviço que mais busca na sua oficina.
Com esses dados registrados você poderá traçar o perfil do seu cliente e garantir a facilidade de oferecer serviços complementares de acordo com a necessidade dele, oferecer um atendimento mais personalizado, otimizar processos com as informações corretas, e muito mais.

2- Realize a Pesquisa de Satisfação
A pesquisa de satisfação é uma ferramenta adotada há muito tempo pelas empresas que serve para você saber o quando o cliente gostou do seu negócio e dos seus serviços.
Além disso, ao questionar se ele ficou satisfeito com o seu trabalho, você também demonstra que se preocupa com a experiência dele.
Portanto, não deixe de entrar em contato com seu cliente sempre após finalizar um atendimento. Essa ação permite que você identifique falhas no processo de venda e atendimento e procure melhorar.
3- Lembre seu cliente que o momento da revisão está chegando
Faça seu cliente se sentir especial, e lembre-o de agendar a revisão do seu carro.
A maioria dos veículos possui um cronograma de manutenção definido pelo próprio fabricante, isso significa que as visitas à oficina já tem data marcada.
Você pode avisá-lo por meio de uma mensagem personalizada através do WhatsApp, e-mail, ou até mesmo uma ligação.
4- Ofereça garantia sobre os seus serviços
Considerando que existe a possibilidade de falha após uma manutenção do veículo, é muito importante que a oficina ofereça garantia pelo serviço prestado.
Essa atitude desperta no cliente a sensação de confiança, pois ele sabe que você não o deixará na mão. Além disso, transmite a imagem de uma oficina parceira, que está preocupada em oferecer o melhor para ele.
5- Receba as críticas e sugestões de forma positiva
Lembre-se sempre que o feedback sempre será uma ferramenta. Utilize as opiniões, sejam boas ou ruins, para aperfeiçoar ainda mais o seu trabalho.
Transforme as críticas positivas em diferenciais competitivos e as negativas em impulso para tornar sua oficina uma referência de mercado.

6- Mantenha sempre contato
Esta é a dica de ouro para realizar um pós-venda de sucesso. Mantenha sempre contato com o seu cliente. Antes, durante e depois da realização do serviço.
Esteja sempre presente, ofereça vantagens para ele, descontos especiais em datas especiais, etc. A regra é: não deixe ele esquecer que você existe e que seu negócio está sempre de portas abertas para recebê-lo.
É preciso investir alto para implementar as estratégias de pós-venda?
A resposta é não. A grande vantagem das estratégias de pós-venda é que você pode implementá-las apenas adotando algumas atitudes. Observe que todas as 6 dicas que mostramos ao longo do conteúdo não necessitam de investimento financeiro.
Você só precisa fazer com que seu cliente seja o foco do seu negócio, tornando sua experiência positiva e fazendo com que ele se sinta especial e importante para a sua oficina mecânica.